3 Formas de conseguir uma bolsa estudantil com a nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) é a prova anual realizada pelo Ministério da Educação (MEC) todos os anos para concluintes do Ensino Médio. O teste gera uma nota que pode ser usada de algumas formas, inclusive conseguir bolsa de estudos integrais ou parciais. Saiba como a seguir.

O que você precisa saber sobre o Enem

O Enem é realizado todos os anos e qualquer um pode se inscrever. O teste é extremamente indicado para os concluintes do ensino médio porque sua nota substitui o vestibular de muitas instituições de ensino. 

O exame foi criado para medir o grau de ensino das escolas no Brasil. Por muitos anos sua participação era incentivada mas de nada servia a nota. Hoje o MEC encontrou formas de fazer o aluno participar, servir à sua finalidade principal de ajudar a melhorar o ensino no país e a nota ainda possui outras finalidades. 

Alunos concluintes do ensino médio em escola pública não pagam a inscrição. Já os alunos da rede privada de ensino pagam uma taxa com valor baixo. Pode-se ainda pedir a isenção comprovando ser baixa renda ou estar desempregado.

A prova é realizada em dois domingos com separação do conteúdo de humanas e exatas. A avaliação é de múltipla escolha com preenchimento de um gabarito. A única parte de escrita em punho é a redação com temática diferenciada todos os anos.

Três formas de conseguir bolsa de estudos com o Enem

A nota do Enem pode ser usada para conseguir bolsas de estudo. Isso é possível de três formas diferenciadas. São elas:

Inscrevendo-se no ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) fornece bolsas de estudo variáveis entre 50 e 100% da mensalidade. As vagas são para alunos baixa renda estudarem na rede privada de ensino em todo o país. Os pré requisitos são ter feito a prova do Enem até dois anos antes e ter renda familiar de até dois salários mínimos. A concorrência é de acordo com a melhor nota. As notas mais altas cumprindo os pré requisitos ocupam as vagas.

Nota de Corte Prouni é de acordo com a maior nota e variável por curso. Em medicina, por exemplo, um dos mais concorridos, o aluno pode precisar tirar notas altíssimas. Já para Letras ou engenharia cartográfica, por exemplo, a nota de corte deve ser bem baixa. Uma dica para escolher o curso é analisar a nota anterior.

Inscrevendo-se no site Quero Bolsa

Esta é uma iniciativa privada para oferecer bolsas parciais em faculdades da rede privada. As bolsas de 25 a 75% e são fornecidas com alguns critérios. Um deles é a nota do Enem. Ser baixa renda influencia para ter o maior desconto na mensalidade que vale por todo o curso. 

Inscrevendo-se no site Quero Bolsa

Outra iniciativa privada para ajudar estudantes a realizar o sonho de ter um diploma. A inscrição pode ser feita online e as bolsas são parciais de até 75% da mensalidade. Ao contrário do ProUni as bolsas são fornecidas durante todo o ano, é só se inscrever e não paga nada para avaliar o seu cadastro.